segunda-feira, novembro 30, 2009

Sporting - Benfica "Copo meio-cheio ou meio-vazio"

Do meu ponto de vista, O Sporting - Benfica não foi assim tão mau como isso, Luís. Eu acho que a gestão das expectativas terá muito a ver com isso.

Provavelmente, nunca o Sporting terá ficado tão satisfeito por ter empatado com o Benfica.... A verdade é que as expectativas e a moral do Sporting estavam (estão?) tão por baixo que algo que não fosse a derrota seria, em princípio, bom.

A verdade é que, além disso, o Sporting conseguiu colocar muitos problemas ao Benfica em boa parte do jogo e poderia tê-lo ganho sem escândalo. Liedson jogou sem apoio directo mas esse facto acabou por permitir ganhar mais bolas a meio campo e criar alguns lances de perigo.

O Sporting recuperou alguma auto-confiança, tendo começado a sair do "buraco" sobretudo psicológico onde estava metido.

Por outro lado, quanto ao Benfica, visto do lado de cá, pareceu-me uma equipa muito perigosa, que sabia extraordinariamente bem o que devia fazer com a bola nos pés e, sobretudo, com uma boa velocidade de execução. Apesar de as coisas não terem saído bem o Benfica ameaçou sempre e a verdade é que Ruí Patrício fez um par de boas defesas na sequência de boas jogadas de ataque do Benfica.

De qualquer forma parece que o Benfica "desceu mesmo à terra" e que isso ainda não foi bem digerido pelos seus adeptos. O Benfica está no mesmo campeonato dos outros, embora os primeiros jogos parecessem dizer o contrário.

Do jogo, retiro ainda algumas notas:

-  Não tinha ainda visto Javi Garcia ao vivo; impressionou-me a sua compleição física. Tem um papel importante na equipa e parece-me ser um jogador consistente.

- Rui Patrício parece ter ultrapassado a sua grande "crise de crescimento"; em muitos jogos tem feito defesas decisivas mas a imagem inicial dos "grandes frangos" (foram talvez 2, já foi há 2 anos) é difícil de apagar. Tem mesmo "má imprensa". Vamos ver se consegue manter o bom nível até ao final do campeonato.

- A dinâmica do ataque do Benfica é notável. Apesar de não ter marcado gostei de ver Saviola e Aimar. É difícil tirar-lhes a bola dos pés!

- Adrien é um jogador que ainda não me convenceu. Parece-me que tem boas ideias mas ainda erra passes a mais. Não sei se será mais um daqueles jovens da Academia sobrevalorizados... Espero que não. Apesar de tudo não jogou nada mal.

- Pedro Silva é muito fraco! ou então está sempre em má forma... Foi anedótica a forma como o Di Maria passou por ele duas ou três vezes... parecia que não havia defesa direito.

1 comentário:

Luis Guilherme disse...

Talvez seja só frustração de facto: não pela "descida à terra", mas certamente pela pouca ambição com que o Benfica explorou a fraqueza que o Sporting exibiu a partir de certa altura.

Mas queria só reforçar uma coisa que dizes e que acho muito interessante: sempre que vejo o Javi Garcia ao vivo fico absolutamente convencido de que é um jogador de eleição É impressionante o espaço que ocupa e a importância dele no jogo pressionante do Benfica. Curiosamente nos jogos pela TV (pelo Benfica e certamente pelo Real Madrid) não tinha essa impressão (na verdade achava-o caricato na equipa do Real). Hoje estou seguro que é o melhor jogador do Benfica.