1 - Excelente artigo no Jornal de Negócios (Chico-Espertice, Paulo Pinho; http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=442343) sobre o caso Queiroz. Neste país de jabulanis, ainda há vozes que não têm medo de assumir a verdade e pensar a direito. Parabéns ao Luis Freitas Lobo por ter feito o retrato perfeito do caso Queiroz na RTP-N: terá sido por isso que não comentou o jogo com o Chipre na RTP1? Quanto à alcateia dos cobardes, não tardaram a fingir que o processo ao Queiroz e os resultados da selecção eram uma e uma só coisa. Foi vê-los uivar: "não enganem o povo!". Agora...
2 - No Verão li o livro "Why England lose": não é um livro perfeito, mas para seguidores de futebol é uma delícia que se engole em dois tempos. Uma espécie de "freakonomics" do futebol. Mais um sinal de que à nossa volta há imensa coisa a acontecer. Infelizmente, Portugal decidiu parar (andam aqueles que têm coragem de sair: a propósito, muito boa a entrevista de Mourinho ao El Pais).
3 - Vi o filme "Damned United", baseado num (outro) livro que é amplamente citado no livro "Why England lose". É a história real da dupla Brian Clough & Peter Taylor, que levaram o modesto Derby County a um título inglês e a uma meia final da Taça dos Campeões e que levaram o "provinciano" Nottingham Forest a duas vitórias na Taça dos Campeões. O filme não apelará ao cidadão comum, mas embevecerá os apaixonados do futebol. Brian Clough & Peter Taylor são hoje identificados como a dupla que melhor e primeiro soube interpretar "cientificamente" o futebol e o mercado do futebol (detectar talento, comprar novo e vender velho), tal como hoje fazem Arsene Wenger e alguns outros poucos. O filme não explora esta faceta científica (para isso leiam o livro "Why England lose"), mas é bom na mesma.
Interessante que o actor que interpreta o Brian Clough distorce um pouco a sua imagem (de cachorrinho meio perdido), aproximando-a mais da imagem actual do Mourinho. Parece-me justo, tendo em conta que o filme foi feito em 2009 e há necessidade de "cativar" audiências jovens.
4 - Hop, hop, Norway! (para dizer a verdade gostava que Portugal ganhasse... para calar alguns. Mas temos uma equipa tão fraquinha... Mesmo assim, ainda não percebi por que razão é fundamental ganhar o jogo para ser apurado. Ou é só uma daquelas mentiras que se tornam verdade quando muita gente as repete? Parece-me que é isto, mais uma vez.)
Sem comentários:
Enviar um comentário