sexta-feira, fevereiro 05, 2010

(H)À condição

O Benfica é líder "à condição". O assunto tem sido muito debatido: a importância de ser líder "à condição". Aliás, o tópico "à condição" tem assumido, genericamente, grande relevância nas análises sobre o futebol, chegando a ser relevante no contexto do desfasamento horário dos jogos: "à condição até às 19h45 de hoje" ou "...até às 21h10 de amanhã", etc, etc. Tudo isto é muuuito sofisticado e interessante, revelando uma profundidade, que não consigo aceitar. Pensei que factos eram factos, mas não: continuamos a preferir o acessório, a ficção à volta do real, o ponto acrescentado ao conto.

Só consigo entender esta diversão pela incapacidade de dar substância, elevação e conteúdo à análise: um sinal de decadência e de pobreza intelectual que entristece a quem gosta de futebol (ainda que este modus operandi esteja a ser alargado à maior parte dos tópicos que interessam à vida dos portugueses).

À condição estamos todos. Ponto final. Interessante, interessante é responder à questão: HÁ CONDIÇÃO para o Benfica ganhar o campeonato? Com a minha habitual prudência, prefiro não responder aqui. Mas no meu coração, já só tenho uma resposta.

Sem comentários: