João Moutinho encontra-se onde sempre terá querido estar. Onde lhe pagam bem, sem olhar a meios. Vai continuar a jogar bem e a "morrer" cada vez que sofre uma falta, é da sua natureza. Entretanto, creio que vai sentir as orelhas muito quentes, tem razões para isso.
Esta transferência suscita-me um conjunto de reacções e reflexões que vou tentar explicar com a calma possível :-)
1. Facto número 1, um clube candidato ao título (é melhor dizer "que se autoproclama candidato ao título") vende o seu capitão de equipa por pouco mais metade do valor da sua cláusula de rescisão a um dos seus "arqui-rivais".
É inexplicável e patético, lê-se mas não se acredita. Podem dizer que ele "amuou", se portou mal e foi indigno. Então, se foi assim, acho que devia treinar em dias de calor como hoje, das 12h às 16 horas, sem sombra! Não devia ser "premiado" com uma transferência que vai rechear a sua conta bancária ainda mais.
2. Pinto da Costa confirma que é um "evil genious", no pior sentido da expressão. Provoca Moutinho, oferece-lhe um contrato milionário, acena-lhe com mil e uma coisas, o rapaz faz tudo para se "portar mal" e "esticar a corda", com os cifrões/euros a tilintarem nos olhos e depois, qual salvador da pátria, de Moutinho e do Sporting(!), eis que surge o grande PdaC, montado no seu dragão azul, salvando o aflitíssimo Sporting com 11 milhões de esmola (é grande, mas é esmola!). A imprensa acha que o comportamento de Pda C é normal, foi uma transferência inesperada, mas "normal", nada a apontar.
3. Depois daquilo que Pinto da Costa disse do actual presidente do Sporting nas interessantíssimas e elucidativas escutas que o cidadão do Uganda que dá pelo nome de Tripulha disponibilizou no You Tube, das duas uma, ou Pinto da Costa pedia publicamente desculpa pelo que disse de JE Bettencourt ou JEB nunca mais lhe devia dirigir a palavra. Não compreendo pois a ligeireza com que JEB se sentou à mesa com Pinto da Costa. Ah, já me esquecia, JEB está enganadíssimo, pois tem PdaC como "mentor" e líder futebolístico espiritual; é triste, isso só revela que ele não sabe mesmo nada de futebol nem de ética desportiva ou empresarial.
4. A cláusula de rescisão era de 22,5 M€ e o FC Porto comprou 75% do passe de Moutinho por 11 M€. É incrível, não é aceitável. Das duas uma, ou pagava o valor da cláusula ou ele ficava a treinar de acordo com os horários que sugeri acima.
A inclusão de Nuno André Coelho é também um elemento que a direcção do Sporting decidiu utilizar para "atirar areia" para os olhos dos Sportinguistas; dizem que o treinador o queria... não somos estúpidos! cuidado aí! Eu é que não queria estar na pele do rapaz. Que problema lhe arranjaram.
5. Apesar de todas as influências externas esta venda é mais um sinal da incrível decadência do Sporting. Os jogadores querem sair porque não vêm motivação, não vêem títulos no horizonte, não vêem equipa, não acreditam em Costinha, no treinador nem no presidente.
Liedson deve estar com uma vontade de regressar de férias que nem vos digo... e deve estar a pensar... no Porto ou no Benfica será que não têm também lá um lugarzinho para mim?...
Enfim, espero que o meu pessimismo seja só isso mesmo, pessimismo (infundado)...
Sem comentários:
Enviar um comentário