quarta-feira, dezembro 23, 2009

João Pereira, o Sporting e a Irracionalidade da condição de "Adepto"

Ontem à noite foi anunciada pelo Sporting a contratação do defesa-direito do Sporting de Braga, João Pereira. Ora, este jogador tem às suas costas uma historial de "confrontação" e animosidade com jogadores do Sporting que o tornava numa espécie de "Inimigo Público Nº 1 do Sporting".

Com efeito, nenhum jogador da Primeira Liga recebia em Alvalade as manifestações de desagrado e antipatia de que João Pereira era alvo sempre que jogava na casa do Sporting.

Eu próprio, que sou pouco dado a essas "urticárias" mantinha uma animosidade um pouco irracional contra o jogador em causa, motivada não só pela famosa "cena" que provocou (injustamente) a expulsão de Hugo Viana no Estádio da Luz em jogo a contar para a Taça de Portugal, em Janeiro de 2005 mas também pela forma agressiva e mesmo maldosa como, em meu entender, João Pereira aborda muitos lances.

Agora, sou confrontado com esta realidade: "João Pereira é o "meu" defesa direito!

Como verdadeiro adepto (daqueles que NUNCA assobiou alguma vez a sua equipa), nada mais me resta senão aplaudir a mãos ambas os próximos jogos de João Pereira com a malha do Sporting... É esta a condição do "verdadeiro adepto", como é óbvio... Apoiar a equipa, independentemente de quem enverga a camisola.

João Pereira era faltoso e agressivo? Estou certo que passará a ser um gentleman cheio de fair-play, talvez com uma pitada de "beligerância defensiva musculada"...

Já estou a ver nele um Artur, o "raçudo" defesa direito do Sporting da década de 70; ou então um Álvaro (embora Benfica e embora na esquerda). Ou seja um daqueles jogadores com "Alma até Almeida" para utilizar mais um jargão futebolístico.

Resumindo e concluindo: Bem-vindo João Pereira, agora és um dos nossos!

Sem comentários: